Breve Resumo Histórico

Já em 922 o rei D.Ordonho II de Castela e Leão doou Cambra ao bispo D. Ordonho e ao mosteiro de Crestuma. Segundo alguns estudiosos, na altura da fundação da monarquia portuguesa, Macieira de Cambra pertencia ao bispado de Mérida, passando mais tarde para os bispos de Coimbra e no século XIV passou a fazer parte das terras de Santa Maria por doação a Fernão Pereira. Só em 1510, no dia 10 de fevereiro é que D.Manuel I concede Foral a Macieira de Cambra, sede do concelho até 30 de dezembro de 1926. É provável que lhe tenha sido concedido Foral no princípio da nacionalidade, mais precisamente no reinado de D.Sancho I, já que no foral de D.Manuel se fazem referências ao maço de 5 forais antigos. Os documentos dos primeiros forais desapareceram durante a primeira Invasão Francesa. Assim a terra de Cambra embora tivesse como donatários os Pereiras, constituía um senhorio distinto. Quando da extinção desta família passaram as terras de Cambra para a Casa do Infantado. O Concelho de Cambra da era moderna foi criado por decreto de 16 de maio de 1832.A 10 de dezembro de 1867 foi suprimido e anexado a Oliveira de Azeméis. Sendo de novo suprimido mais tarde, é anexado a Oliveira de Azeméis a 21 de novembro de 1895. A 13 de janeiro de 1898 volta a ser independente até 31 de dezembro de 1926. Pelo decreto 12.976 foi extinto o concelho de Macieira de Cambra e foi transferida a sede para o lugar da Gandra de Vila Chã, passando o Concelho e a povoação a denominar-se Vale de Cambra. A Freguesia de Salvador de Rôge era pertencente às terras de Macieira de Cambra, que foram priorado da apresentação dos condes da Feira. Passou a fazer parte das terras de S.Maria por doação a Fernão Pereira (pai do primeiro conde da Feira) e liga-se desta forma a estirpe de Cambra aos senhores da Feira, linhagem iniciada por D.Afonso Annes casado com D.Urraca Peres. O lugar de Rôge era da ordem de Avis, de mosteiros e de igrejas e dava-se aí a fossadeira à coroa sendo no mais honrado por fidalgos filhos e netos de Nuno Peres. Rôge passou a ser da Comarca de Esgueira em 1527 e passou sucessivamente para as comarcas de Estarreja, Arouca e Oliveira de Azeméis. Existe também uma referência escrita a um dos lugares da freguesia – Soutêlo que surge num documento medieval anterior à fundação da nacionalidade numa doação feita no ano de 924. Quanto a Sandiães era uma honra que abrangia os lugares de Soutêlo e Pedre e bens de mosteiro, igrejas e nobres, especialmente a “a quintã” que fora de João Cambra e de Fernão Cambra.

EVENTOS

Notícias

Praia Fluvial Paço de Mato

29 de Junho de 2020

A Freguesia de Rôge, informa todas as pessoas que a Praia Fluvial de Paço de Mato, abriu no dia 20-06-2020, para nova época balnear. Com o intuito de proporcionar melhores condições a todos os utentes, a mesma sofreu obras de remodelação dispondo agora de: wc, churrasqueira, papelões para o lixo e arranjos exteriores. Apelamos a todos os utilizadores da mesma, que respeitem as regras afixadas no local, mantendo o espaço limpo e asseado.

SABER & ARTE - Atelier de Artes e Trabalhos Manuais

7 de Janeiro de 2020

Tem mais de 55 anos? Sabe fazer renda, crochê ou outro trabalho manual? Estaria na disposição de partilhar e ensinar o seu SABER & ARTE a outras pessoas? Gostaria de aprender mais? Então esta é a sua oportunidade!! Participação gratuita! DATA DE INÍCIO: 7 de janeiro 20 | 14h30 às 17h00 LOCAL: Centro Cívico de Rôge Inscrição na Junta de Freguesia de Rôge ou 913 998 547

FOTOGRAFIAS

FALE CONNOSCO

Nome*

Morada

Localidade

Cód. Postal

* Campos Obrigatórios

Email*

Telefone*

Mensagem*

Email

geral@jf-roge.pt

Fax

+351 256 484 243 «Chamada para a rede fixa nacional»

Telemóvel

+351 934 698 181 «Chamada para a rede móvel nacional»

Telefone

+351 256 404 138 «Chamada para a rede fixa nacional»

Morada

Rua de Santa Isabel N. 573
Moreira - Rôge
3730-379 Vale de Cambra
Aveiro
Portugal