Localizada no lugar de Função, num ponto alto em esporão a dominar o lugar, a Capela de Nossa Senhora do Desterro encontra-se inserida no interior de um parque murado e arborizado.
Diante da fachada principal ergue-se um cruzeiro, ladeado por dois coretos com estrutura de ferro e a ela se acede, pelo lado da fachada principal, a partir do lugar por uma escadaria granítica colocada no seu enfiamento e lateralmente, a partir de uma estrada construída para o efeito.
Esta capela, edificada na segunda metade do século XX, veio substituir a primitiva ermida localizada no mesmo local. Concluída em 1969, o seu projecto, da autoria da arquitecta Maria Noémia Coutinho, data de 1967.
O templo é um exemplar de arquitectura ecléctica, que apresenta uma planta longitudinal composta por nave e capela-mor volumetricamente distintas, duas sacristias, opostas, abertas junto à capela-mor, corpo de anexos adossado na nave ao lado esquerdo e torre sineira adossada ao lado direito da fachada.
Capela de Nossa Senhora do Desterro-6
Capela de Nossa Senhora do Desterro
A fachada principal apresenta três vãos, protegidos por alpendres e empena rematada, no vértice, por cruz granítica. No plano central, de cantaria tem um portal único, ladeado por janelas e encimado por uma pequena pala onde foi colocada, em 1992, uma esltura em mármore da Senhora do Desterro. Sobre o alpendre, no vão central, há um óculo e quatro janelas, na zona do coro alto. Ainda na fachada, colocada sobre a empena do anexo, encontra-se a sineira da antiga capela, de granito, que exibe inscrita a data de 1640, aqui colocada, em 1995, pelo então pároco de Rôge, padre Joaquim Soares.
No lado direito ergue-se a torre sineira, quadrangular, com embasamento e de claros rebocados e pintados, encimada por cobertura piramidal rematada por cruz.
Capela de Nossa Senhora do Desterro-7
Capela de Nossa Senhora do Desterro
Os alçados laterais, com embasamento e de claros rebocados e pintados, possuem três janelas na nave. No lado direito, existe ainda uma porta travessa, moldurada, encimada por cruz. Nas sacristias possui uma janela moldurada em cada uma e no alçado do topo da capela-mor duas janelas.
No interior, de uma só nave, coro-alto assente sobre placa de betão, com balaustrada de madeira, a que se acede por escadaria, situada no lado direito. Os tectos da nave e da capela-mor são rebocados e pintados. Na parede da nave lambrim pintado e na capela-mor lambrim de granito. O chão é de pavimento de tijoleira.
Nossa Senhora do Desterro
Nossa Senhora do Desterro
Dá acesso à capela-mor, um arco triunfal em ogiva. Lateralmente ao arco, rasgaram-se nas paredes nichos de arco em ogiva, revestidos com mármore, para colocação de imagens vendo-se, a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Desterro, à direita e uma Santíssima Trindade, à esquerda.
Na parede do topo da capela-mor, revestida a placas de mármore, tem aposto no centro, um Crucifixo sob o qual se encontra o sacrário, usualmente coberto por pavilhão, colocado sobre pedestal de mármore. Nas janelas„ adornadas por vitrais, foram colocadas diversas imagens: Santa Clara, Santo António de Lisboa, Santa Teresa Lisieux ou do Menino Jesus, Santa Luzia, entre outras. Ainda na capela-mor temos a mesa de celebração, de mármore e o ambão de granito.
As paredes da nave são adornadas por um Via-Sacra e por pedestais sobre as quais se encontram imagens de Santo António de Lisboa e do Sagrado Coração de Jesus, do lado direito e de São Sebastião e de Nossa Senhora de Fátima, do lado esquerdo. Junto à entrada, a um e a outro lado, encontram-se adossadas na parede, duas pias, de granito, lavradas com motivos fitomórficos.
© 2024 Junta de Freguesia de Rôge. Todos os direitos reservados | Termos e Condições